Valmir nasceu em 29 de maio de 1948 na região da Galena, distrito de Presidente Olegário. É filho de João Cândido da Silva e Ana Fernandes da Silva. É casado com Maria Marta da Cruz e Silva. Tem quatro filhos: Tatiana, Vinicius, Ludimila e Graziela e tem três netos, suas maiores paixões. Morou na zona rural até oito anos de idade. Depois se mudou para Patos. Estudou na escola Santa Terezinha, Prof. Modesto, Estadual e FEPAM onde se formou em matemática.

Sempre foi ligado a prática de esportes e aos 15 anos estreou no Esporte Clube São Vicente. Dizem alguns companheiros da época que ele craque, estiloso e jogava de cabeça levantada. Não se tem informações que o Valmir acertou algum adversário na correntinha do pescoço. Era realmente muito técnico.

Chegou a jogar profissionalmente e enfrentou equipes do porte de URT, Mamoré, Uberlândia, entre outros. Ao ser convocado para servir o Tiro de Guerra, Valmir poderia até ser dispensado, em razão de na época ser arrimo de família, mas fez questão de servir a pátria, cumprir com sua obrigação moral e afirma que aquela decisão o permitiu um dos maiores aprendizados de sua vida. Em 1970, se transferiu para Paracatu a convite do saudoso professor Renê de Deus Vieira, e foi dar aulas de matemática.

Em 1971 ingressou no Banco do Brasil e dois anos depois já fixava residência novamente em Patos de Minas. Na AABB jogava futebol e construiu grandes amizades. José Miguel, Edson Geraldo (GG), Albino, Clodoveu, Maurício, Carlim do Posto, entre outros… Ali o nosso Valmir era feliz e sabia…

Em termos de construção, realizou o nivelamento das quadras cobertas, uma vez que alí existiam vários degraus entre uma quadra e outra. Mas sua obra marcante foi a construção do complexo composto por Palco para shows, camarins, amplos banheiros, alojamentos masculino e feminino. Neste complexo se situam ainda a Sala de Pilates e almoxarifado. Foi uma obra sonhada, planejada e executada com muito rigor, com os pés no chão e ouvindo sempre a diretoria. Aconteceu em um período de muitas chuvas, deu muito trabalho, mas realizou e entregou o complexo com muita qualidade. E onde realizamos os grandes eventos do clube, e se tornou uma das melhores estruturas para shows e eventos de Minas Gerais.

Valmir é daqueles sujeitos humanos, na essência da palavra. Valoriza os companheiros, os funcionários e tem muito carinho e respeito para com todos. É sinônimo de honestidade, retidão e ombridade. Em respeito à história do caiçaras, em respeito a todos os associados, em respeito e gratidão aos seus feitos, Valmir, e a sua família haveremos de fazer perpetuar a sua obra, honrá-lo, para que as gerações futuras, como nós, possam se orgulhar do homem, do bancário, do tesoureiro, do pai de família, do avô, e do amigo Valmir Cândido da Silva.

Valmir Cândido Silva

Não existem palavras suficientes para agradecer a você com justiça, o devido merecimento. Durante muitos anos você dedicou tempo, esforço e amor ao Caiçaras. Somos eternamente gratos pelos seus serviços prestados. Parabéns por mais esse ano de vida. Temos muito orgulho de ter você como parceiro. Saiba que você representa muito para nossa gestão.
“Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.” Salmos 107:1