Custom Bg

O basquetebol é um esporte coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.

Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3,05m. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direção a um companheiro de equipe. O basquetebol é um esporte olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim. O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente “bola na cesta”.

O basquete é um desses esportes que pode ser iniciado em idades bem precoces. Uma das suas maiores vantagens em relação a outros esportes é que se pode jogar tanto ao ar livre como em uma pista coberta, por isso o inverno ou o mal tempo não é obstáculo para que as crianças continuem jogando.

Mas, além disso, o basquete contribui com muitos benefícios físicos para as crianças, como:

– Uma melhor coordenação.

– Uma maior concentração e uma espetacular rapidez de reflexos.

– Também desenvolve a agilidade e as habilidades locomotora, além de contribuir com uma grande resistência.

– Como todos os esportes infantis, o basquete cuida e protege o sistema cardiovascular e melhora a resistência muscular.