Custom Bg

O Futebol de Salão, mais conhecido como futsal, é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de cinco jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal.

O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols.

Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil.

A rigor, existem duas modalidades do esporte, sendo uma delas a mais antiga, estabelecida quando a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) regulamentava a prática do esporte e por isso conhecida como futebol de salão-FIFUSA e a outra, estabelecida sob a regulamentação da FIFA, conhecida como futsal (embora esse termo atualmente denomine indistintamente a prática do esporte nas duas versões). As diferenças limitam-se a algumas poucas regras, mas que acabam influenciando sensivelmente a dinâmica e a plástica do jogo.

Todo e qualquer tipo de esporte e atividade física desenvolve e melhora o metabolismo, os sistemas cardiovascular, cardíaco e respiratório e traz benefícios à saúde quando aplicado de maneira correta e apropriada a cada faixa etária .

Benefícios da prática de futsal (ou qualquer outro esporte) para as crianças/adolescentes

1- A fazer amigos e a ingressar na sociedade;
2- A aprender e a seguir regras;
3- A superar a timidez ou a vergonha;
4- A freiar os seus impulsos e ansiedade;
5- A ser mais colaboradora e menos individualista ou egoista;
6- A reconhecer e respeitar que existe alguém que sabe mais que ela;
7- A melhorar a sua coordenação motora;
9- A crescer física e emocionalmente;
10- A corregir possíveis defeitos físicos;
11- A potenciar bons hábitos;
12- A dominar os seus movimentos;
13- A estimular a sua saúde e higiene;
14- A ter responsabilidades e compromissos.