O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.

Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

Queima gordura e emagrece

O Pilates é uma técnica que ajuda a perder gordura localizada e a tonificar todo o corpo, substituindo a gordura por massa magra. Embora todos os músculos sejam trabalhados, os do abdômen são os mais fortalecidos, ajudando a alcançar uma barriga definida. Veja os exemplos dos exercícios que deve fazer para emagrecer e ficar com uma barriga bonita.
No entanto, as aulas de Pilates não tem um alto gasto calórico, e embora possam queimar gordura, quem está muito acima do peso, além de complementar este programa de exercícios com exercícios aeróbicos como caminhar rápido ou correr, também precisa adequar a alimentação consumindo menos gordura e açúcar.

Fortalece o corpo e melhora a flexibilidade

O método de Pilates torna os músculos mais fortes e resistentes ajudando a evitar lesões, como dor no joelho ou a lombalgia, por exemplo. Além disso, os exercícios realizados não causam impacto, como a corrida, promovendo a flexibilidade força e a resistência dos músculos e tendões protegendo principalmente as articulações. Com o aumento da flexibilidade é possível realizar os exercícios e as atividades da vida diária com mais facilidade, mais força e de forma mais rápida, sendo por isso mais fácil realizar cada movimento, sendo por isso excelente para idosos, já que a flexibilidade vai diminuindo naturalmente com a idade.

Melhora a silhueta

Os exercícios de Pilates contribuem para o aumento do equilíbrio corporal, além de ajudar a corrigir a postura principalmente das costas. Estes benefícios associados à queima de gordura tornam a silhueta mais definida e bonita contribuindo para o aumento da autoestima.
4. Combate o estresse

O Pilates alivia o estresse porque os exercícios são ritimados e para que sejam realizados na perfeição é preciso prestar atenção à respiração. Assim, por focar a mente em apenas um objetivo, há uma melhora da coordenação motora e aumento da consciência corporal.

Exercita o corpo todo

A técnica de Pilates trabalha todo o corpo, sendo que o abdominal, os glúteos e a região lombar são os principais músculos que são trabalhados durante os exercícios, que podem ser realizados no solo utilizando o peso do próprio corpo e alguns instrumentos simples como pesos, molas e bolas, ou usando aparelhos específicos de Pilates. As aulas são variadas e assim é mais difícil enjoar dessa atividade física, sendo por isso, especialmente indicada para pessoas que não gostam de rotina.