Foi realizado na última semana de Novembro, a Semana da Segurança Aquática.

O mês de novembro é marcado como o mês de prevenção à acidentes na água, e o objetivo é chamar a atenção da sociedade e alertar para a precaução. Em 2010 aconteceram 6.590 mortes por afogamentos no Brasil. Para as crianças, o afogamento representou a segunda causa de morte entre 1 e 9 anos e destes 53% ocorrem em piscinas.

A atividade teve a presença do Tenente do Corpo de Bombeiros e Coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas, João Fernandes Caixeta, que falou sobre o assunto. “Devido a idade das crianças é de suma importância que elas recebam orientação sobre os cuidados que elas devem ter ao brincarem nas piscinas, quais os perigos elas correm quando deixe de obedecer às pessoas mais experientes ao restringir determinadas brincadeiras dentro das piscinas. Quais as atitudes devem ser tomadas ao deparar com alguém passando mal dentro d’água. Enfim, está atitudes da diretoria em passar estas informações ê brilhante. Estão de parabéns.

O movimento que acontece simultaneamente em todo o Brasil, alertam para 5 atitudes que os adultos devem ter para prevenir estes acidentes:

– Tenha sempre muita atenção em crianças na água;
– Só mergulhe na presença de um guarda-vidas;
– Saiba como agir e o faça com urgência;
– Se tiver piscina em casa, mantenha cercada;
– Use ralos antisucção e meios de interrupção da bomba;

São atitudes simples, mas definitivas quando o assunto são os afogamentos. Os pais e alunos da Natação do Caiçaras prestaram bastante atenção e saíram de lá com mais um aprendizado bastante importante de segurança aquática.