Uma das atividades mais antigas no Clube Caiçaras, a Hidroginástica, recebe cada vez mais elogios dos alunos que frequentam a piscina aquecida do clube.

As aulas duram em média 50 a 60 minutos, com a altura da água próxima do peito, numa temperatura agradável, a cerca de 30ºC, por exemplo. Este tipo de atividade é indicado para pessoas de todas as idades, sendo ótimo para praticar durante a gravidez ou na 3ª idade.

Apesar dos exercícios serem realizados dentro da piscina, é importante garantir a boa hidratação do corpo bebendo água, suco ou chá logo antes e depois da aula.

Beatriz Amaral é uma das alunas da Hidroginástica, e nos contou o que ela representa na sua vida. “É uma alegria e um privilégio participar das aulas de hidroginástica do Caiçaras. Além de cuidar da saúde física, as aulas nós proporcionam muita descontração, sempre nos brindando com boas amizades e muito bom humor. A professora Cláudia, com sua competência, seu carinho com todos e seu jeito simples de ser, é responsável por esse ambiente agradável e prazeroso. Parabéns ao clube e, em especial, à professora querida!”

Outra aluna, Virgínia Neide, fala da motivação em fazer hidroginástica. “A principal motivação com certeza são os benefícios que vou ter, disposição, melhora do sono e os principais proporcionados pela hidroginástica: fortalecimento muscular e preservação das articulações.”

E entre as práticas possíveis, com menor impacto, as aquáticas trazem algumas vantagens em relação a outras que têm lugar fora da água. Isso porque os idosos podem se beneficiar do fato de se ter um menor impacto na natação e hidroginástica que em outras opções, como corrida, caminhada e musculação, por exemplo.

Maria José Nogueira fala sobre a experiencia que tem com a atividade. “Sou aluna há vários anos, feliz por fazer parte dessa equipe divertida, animada, exercitando sob o comando da professora Cláudia, que se dedica entusiasmando -nos na execução das atividades. Parabéns e obrigada ao Caiçaras por nós proporcionar essa atividade.” Outro aluno que pratíca a Hidroginástica é Antônio Rodrigues, que se diz muito bem fisicamente com a modalidade. “É um excelente exercício de condicionamento físico, controle de peso, além de combater o stress.”

A prática de atividades por idosos trazem benefícios que vão além da saúde física, principalmente as que são praticadas em grupos. “A atividade física repercute também nos aspectos psicossociais, melhora as interações sociais. Quando fazem em grupo, isso se reflete nas relações sociais”, explica a professora.

A aluna Aramita Ferreira, diz o porque fazer Hidroginástica. “Além de gostar dos exercícios, melhora meu condicionamento físico, meu humor e também o sono. Tem também o lado de interagir com outras pessoas, o que é muito agradável.”

Contudo, a professora Cláudia fica satisfeita com o elogio dos alunos da Hidroginástica e convida a mais pessoas fazerem essa atividade, que é muito bom para a vida. “Sou professora a muito tempo aqui no clube, e tenho o Caiçaras como minha segunda casa. Graças a Deus me relaciono bem com todas as pessoas. A Hidro é uma atividade aeróbica, uma atividade dinâmica, e ajuda na socialização das pessoas.”

Os dias e horários da Hidroginástica no Caiçaras são, de Segunda, Quarta e Sexta, 15h às 16h, 16h às 17h, 17h às 18h, e 19h às 20h. Terça, Quarta e Sexta, 7h às 8h e 8h às 9h. e Faça sua matrícula na secretaria do clube.